Juntamente com a ansiedade, que também é um transtorno mental, a depressão é considerada a doença do século XXI. A doença atinge diretamente mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo inteiro. E nesse artigo nós vamos te dar algumas dicas de como ajudar uma pessoa com depressão. Continue lendo para saber mais!
No Brasil, 5,8% da população sofre com a depressão. Um número que está acima da média mundial (4,4%) segundo a Organização Mundial da Saúde.
Praticamente metade dos brasileiros não sabem o que é depressão, sentem vergonha de falar sobre o assunto ou não consideram importante falar sobre.
Ainda existe muito mistério a ser descoberto sobre a depressão, mas o que sabemos com certeza é que ela é uma doença categorizada como transtorno mental e precisa de tratamento adequado.
A depressão não é diagnosticável através de exames comuns e seus sintomas podem variar de acordo com cada pessoa.
A falta de informação e preconceito referente à depressão tem feito muitas vítimas, as levando a cometer suicídio. Mas então como podemos ajudar uma pessoa com depressão? É o que nós iremos te mostrar logo mais.
Ajudar alguém com depressão é algo muito importante, porém deve ser feito da maneira correta, pois uma palavra ou atitude errada pode piorar e muito a situação da pessoa deprimida.
Antes de qualquer coisa, procure obter o máximo de informações possíveis sobre o assunto para ter noção do que realmente se trata a depressão. Há muito material gratuito na internet, tanto em texto, quanto em vídeo, sobre o tema. Vale a pena conferir.
Conheça algumas formas práticas de ajudar uma pessoa com depressão
Após a parte teórica, é hora de pôr em prática algumas dicas que irão ajudar a lidar com a pessoa deprimida.
- Ouça: Uma pessoa deprimida precisa ouvir palavras positivas mas também muitas vezes ser ouvida. Mostre que está disposto(a) a ouvir o que ela tem a dizer e conversar, não necessariamente sobre a depressão, mas sobre qualquer outro assunto.
- Não confunda a doença com a personalidade da pessoa: A depressão altera o humor do indivíduo o deixando com pensamentos e atitudes negativas como a irritação, por exemplo. Um deprimido pode não querer conversar com você, talvez nem te ver e pode te tratar mal. Não leve para o lado pessoal. Seja paciente.
- Cuidado com sua própria saúde: Deparar-se com uma situação de depressão na família, ou com um amigo muito próximo pode mexer com o próprio emocional. Lembre-se que você deve sim ajudar a pessoa deprimida, mas não deixar que a doença dela abale a sua saúde.
- Incentive a prática de atividades saudáveis: Convide a pessoa para praticar um esporte ou fazer uma caminhada. Caso o deprimido não queira sair de casa, proponha uma atividade ali mesmo, como algum jogo de tabuleiro ou cartas.
- Não minimize a situação: Não faça comparações com outros casos do tipo: “Conheci pessoas que estavam piores que você”. Não tem como saber exatamente como uma pessoa deprimida se sente e este tipo de comentário só pode piorar as coisas.
- Encoraje a busca pela ajuda profissional: Um deprimido geralmente se sente desencorajado a procurar ajuda de um psiquiatra e/ou psicólogo por vergonha, preconceito ou pensar que estes profissionais não irão ajudar. Tente convencê-lo do contrário e, se possível, vá com ele pelo menos pela primeira vez ao consultório.
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você! Até a próxima!