A dependência é uma triste realidade que se faz presente em diversas famílias brasileiras. Apesar de não ser algo difícil de encontrar, esse tipo de problema pode destruir famílias e sonhos. O impulso natural a essa patologia desencadeia sérias consequências que podem afetar não só o dependente, mas todos aqueles que estão ao seu redor. Não é raro ouvir histórias de pessoas que acreditam ser possível alcançar a recuperação de um dependente somente com persistência e força de vontade. Infelizmente, nem sempre isso é possível. As substâncias psicoativas provocam dependência e tornam o cérebro um verdadeiro refém, ocasionando ações e reações indesejadas nos indivíduos que sofrem com a dependência química.
Quando a dependência, de fato, acomete o indivíduo, começa a batalha para se livrar do vício e retornar o controle da vida. Os impulsos e os problemas de saúde que podem surgir atrelados a esse problema prejudicam tanto o paciente quanto sua família e, diante disso, mostra-se essencial a busca por uma ajuda especializada.
A recuperação do dependente não é algo rápido e simples. Reeducar completamente o cérebro, que estava acostumado com um determinada realidade, para alterar as fontes de prazeres e de alegria, encerrando o consumo de drogas é um processo lento e doloroso, principalmente o paciente experimenta as sensações das crises de dependência.
A luta se torna ainda mais desafiadora em razão do insaciável desejo de consumir a droga. Já que o desejo está relacionado ao ato de experimentar visando sentir a sensação de prazer e euforia. O impulso e o desejo são tão intensos que provocam a vontade de estar drogado o tempo inteiro. A necessidade da substância parte de um processo complexo que, eventualmente, envolve a chamada dependência química e, dessa maneira, o uso recorrente de determinado tipo de substância que provoca no organismo a necessidade de usá-las. É aí que surge o ciclo, já que quanto mais se usa, mais se quer. Nesse momento da doença, o uso das drogas já é uma tendência forte e poderosa que domina completamente o indivíduo e o faz tomar atitudes quase que irracionais. Com o objetvo de ajudar a romper esse ciclo, as clínicas de reabilitação buscam alternativas para a desconstrução do vício e, por esse motivo, constituem instituições essenciais dentro da sociedade, compondo um segmento importante de saúde.
O seu surgimento, curiosamente, aconteceu em razão de uma necessidade urgente do Estado que buscava garantir o enfrentamento de um dos maiores problemas da humanidade que é o envolvimento e o consumo de substâncias entorpecentes. Cooperando e compartilhando com essa linha de raciocínio, a Clínica de Recuperação em São Paulo busca proporcionar o resgate da autonomia dos pacientes que são dependentes químicos e alcoólicos, apresentando uma nova perspectiva de vida para eles e para os seus familiares. Todo esse trabalho é feito com base em uma equipe multidisciplinar e preparada para lidar com essa realidade. O trabalho que envolve o processo de reabilitação é árduo, por isso que se faz imprescindível um conjunto de profissionais competentes e preparados.
Se tiver dúvidas, entre em contato conosco!