Depressão na pandemia: O que fazer?

Depressão na pandemia: O que fazer

O isolamento social que a pandemia da covid-19 proporcionou a praticamente todas as pessoas do mundo desencadeou também transtornos mentais como a ansiedade e a depressão. Neste artigo nós iremos falar sobre depressão na pandemia e o que você pode fazer para lidar com esse problema. Boa leitura!

Antes mesmo da pandemia do coronavírus, os números da depressão já apresentavam um cenário preocupante no mundo, principalmente no Brasil.

Agora, com o distanciamento social, o medo e a insegurança, além da nova rotina durante o isolamento, é hora de ficarmos ainda mais atentos aos cuidados e prevenção contra essa doença tão séria e, muitas vezes, silenciosa.

Mas antes mesmo de falarmos o da depressão na pandemia e como você pode lidar com ela, queremos definir o que é a depressão, pois ainda existe muito tabu e muita dúvida sobre o assunto.

A depressão é uma doença psiquiátrica cada vez mais comum no mundo. Pessoas com depressão se sentem tristes, desanimadas e têm dificuldade em ver prazer na vida na maior parte do tempo.

Elas sofrem diversos impactos em sua vida, tanto em aspectos pessoais como profissionais. Além disso, sofrem sintomas físicos, psíquicos e cognitivos.

Muitas pessoas confundem depressão com tristeza. Você já deve ter ouvido alguma expressão do tipo “hoje estou ‘deprê’…”. Mas apesar de a tristeza ser um dos sintomas da depressão, uma não deve ser confundida com a outra.

É normal se sentir triste e desanimado de vez em quando e nesse momento difícil com a pandemia do coronavírus, é ainda mais comum.

Porém, quando o grau de sofrimento, de tristeza e de desânimo começa a se sobressair aos outros sentimentos, perdurando por mais tempo e impedindo que a pessoa viva sua vida, é hora de pedir ajuda.

Durante a depressão, a pessoa pode enfrentar dificuldades até mesmo para tomar banho, preparar refeições ou realizar atividades simples do dia a dia.

Depressão na pandemia: algumas dicas de como lidar com o problema

Se você suspeita que esteja com depressão, não sinta vergonha e procure um médico ou um psicólogo. Os profissionais da saúde poderão pedir exames para descartar outras doenças ou alterações (como as hormonais) que podem afetar a saúde mental do paciente.

Além disso o especialista, neste caso, principalmente o psicólogo também irá conversar e procurar entender as possíveis razões dos sintomas do paciente.

Mas além de procurar ajuda profissional, queremos compartilhar com você alguns hábitos para que você possa lidar com a depressão na pandemia. Veja alguns deles:

  • Manter uma alimentação saudável.

  • Praticar atividades físicas.

  • Manter uma boa rotina de sono.

  • Criar uma rotina durante a quarentena.

  • Manter contato por telefone ou redes sociais com amigos e familiares para evitar o sentimento de solidão.

  • Reparar nas coisas que dão prazer e lhe fazem se sentir bem.

  • Ler menos notícias: tente se manter informado somente sobre o necessário, para evitar a ansiedade com a avalanche de informações sobre a covid-19.

  • Buscar atividades de relaxamento e distração como meditação, brincar com o pet, escrever, desenhar, bordar, etc.

Esperamos de verdade que essas dicas possam ajudar você, familiar ou amigo que esteja enfrentando problemas depressão na pandemia.

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato