O que acontece com o uso prolongado de drogas?

O que acontece com o uso prolongado de drogas

As drogas são substâncias naturais ou sintéticas que ingeridas no organismo, podem afetar suas funções. Neste artigo vamos discorrer o que acontece com o uso prolongado de drogas no corpo humano e quais as alternativas para se livrar de dependência química. 

Considerada como uma doença crônica, ou seja, não tem cura, conforme OMS (Organização Mundial da Saúde), a dependência química afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas se for tratada e controlada, o adicto pode viver uma vida normal e saudável. 

 

Quais os efeitos prolongados do uso de drogas no organismo?

O uso prolongado de drogas podem causar diversos efeitos no organismo de uma pessoa, sendo que cada pessoa tem uma resposta diferente, conforme o tipo de organismo, tipos de drogas utilizadas e doenças pré existentes. 

Elas podem ser:

Depressoras: com efeito de diminuir as atividades cerebrais, sendo de propriedade analgésica, causando sonolência e desatenção;

Estimulantes: são aquelas que aumentam a atividade cerebral, causando o aumento da atenção, euforia e pensamentos acelerados;

Perturbadoras: drogas que causam alucinações;

E os efeitos podem principalmente gerar algumas doenças ao longo prazo, como destruição dos neurônios, diminuindo a capacidade mental, problemas psiquiátricos, como depressão e esquizofrenia, lesões no fígado e doenças contagiosas, como Aids e hepatite.

E um dos problemas cruciais ao uso prolongado de drogas é a dependência química, levando a pessoa ao escravidão do vício, trazendo consigo sofrimento físico e psicológico. 

Mas saber o que acontece com o uso prolongado de drogas, conforme dito anteriormente, vai depender de cada tipo de organismo, algumas pessoas demoram para cair na dependência química, enquanto que algumas, na primeira ingestão química, já se tornam dependentes químicos. 

 

Como se livrar da dependência química?

Geralmente pessoas que sofrem com a dependência química não aceitam que estão doentes e precisam de tratamento contra o vício. Neste momento, o apoio da família é fundamental para que o dependente busque um tratamento numa clínica de recuperação química.

Conversar com o dependente químico e orientá-lo para buscar um tratamento adequado é a melhor maneira de buscar a reabilitação. 

Geralmente pacientes que buscam a internação voluntária, ou seja, aquela que o dependente busca o tratamento, tem uma porcentagem maior, comparadas aqueles pacientes que são internados de maneira involuntária. 

Reconhecer que precisa de tratamento, buscar a internação e tratamentos adequados é a melhor maneira de se livrar da dependência química

Nós da Clínicas de Recuperação em São Paulo, possuímos parcerias com diversas unidades terapêuticas que acolhem e orientam familiares à internação de um adicto que esteja sofrendo com o uso abusivo de drogas. 

 

Como funcionam as clínicas de reabilitação química?

As unidades de tratamento possuem médicos, terapeutas, psicólogos, psiquiatras e uma infraestrutura completa para o atendimento e tratamento para os pacientes que sofrem com a dependência de diversos tipos de drogas e álcool. 

Geralmente estas unidades são próximas à natureza, com ambientes tranquilos e favoráveis para a reabilitação, com atividades recreativas, esportes, palestras, encontros com familiares e alimentação  saudável.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que acontece com o uso prolongado de drogas, e precisa de ajuda, não deixe de entrar em contato conosco, possuímos uma equipe especializada para tirar suas dúvidas e encaminhar para um tratamento adequado. 

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato