Se você conhece alguém que se tornou um dependente químico por causa das drogas, é comum querer saber o que leva o usuário à dependência química. Principalmente se você descobriu recentemente e não teve oportunidade de conversar com essa pessoa sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Na verdade, são muitos os motivos que podem levar uma pessoa a usar drogas. Isso varia de pessoa para pessoa. Mas antes de entrarmos direto no assunto queremos falar um pouco mais sobre as drogas em si.
Damos o nome de “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc. Um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga.
Porém, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência. Como o cigarro e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro, alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas.
O início do contato com as drogas ocorre principalmente na adolescência. É nessa fase da vida que eles afirmam sua personalidade, com novas descobertas, mudança no corpo, explosões de emoção e temperamento. Isso e muito mais contribui para o surgimento de novos problemas.
O que leva o usuário a dependência química: principais razões
Como já dissemos antes, não existe um único motivo que leva o usuário à dependência química. Os motivos podem variar de pessoa para pessoa. Isso é bem relativo, no entanto podemos listar alguns mais comuns:
- Curiosidade: ela faz parte de nós. A humanidade, em geral, é curiosa. Mas essa curiosidade é mais comum entre os jovens. A adolescência é a fase das descobertas, de descobrir a si mesmo, o mundo. E entre essas descobertas podem estar as drogas que leva o usuário a dependência química.
- Aceitação social: Ainda falando dos adolescentes, eles costumam ter uma necessidade maior de aceitação social do que os adultos. Se eles querem fazer parte de um grupo que seja de seu interesse e este grupo consuma drogas, há uma boa probabilidade de também consumirem a(s) droga(s), mesmo que seja apenas para experimentar.
- Psicológico abalado: Há pessoas com dificuldade em enfrentar situações de frustração, tristeza, perda, decepções e baixa estima e acabam procurando as drogas para esquecer estes sentimentos. As drogas podem até proporcionar certo alívio ou prazer, mas por pouco tempo. O que pode fazer com que a pessoa busque consumir a droga mais vezes, e isso sem dúvida leva o usuário a dependência química.
- Transtornos mentais: Alguns pacientes com depressão, ansiedade, ou qualquer outro transtorno mental, podem querer fazer o uso de álcool e drogas ilícitas para aliviar os sintomas.
Estes são apenas alguns motivos mais comuns para entender o que leva o usuário à dependência química. Mas cada caso deve ser analisado por profissionais, para que o tratamento seja feito de forma correta e surta efeito.
E por falar em profissionais, se você precisa de ajuda para lidar com a dependência química, entre em contato com a Clínica de Recuperação em São Paulo. Nós já ajudamos diversas pessoas e também queremos ajudar você!