Por que a dependência química acontece?

Por que a dependência química acontece

Nenhum de nós pode negar que as drogas e os problemas que elas causam são uma realidade que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. Mas você sabe por que a dependência química acontece? Continue lendo para saber a resposta!

Em primeiro lugar, vamos definir a dependência química, ou seja, dizer o que ela é.

A dependência química é definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos, que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.

Trata-se de um transtorno mental, uma doença crônica, onde diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento. Incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e aspectos genéticos, psicossociais e ambientais.

Queremos deixar bem claro o que é a dependência química, pois existe muito preconceito por parte da população em geral.

Até mesmo aqueles que têm algum dependente químico na família ou em seu círculo social têm uma opinião errada sobre a dependência química.

Alguns pensam que é um desvio de conduta e que pode ser resolvido de forma simples. Mas não é bem assim.

É verdade que o dependente químico precisa querer se livrar da dependência das drogas. Mas dificilmente conseguirá sozinho, apenas “querendo”.

Principalmente se o tempo em que é usuário de drogas for longo. Ou seja, quanto maior o tempo que a pessoa é dependente química, mais difícil é para que ela fique “limpa”.

Por que a dependência química acontece? Entenda o motivo

Por que a dependência química acontece? Entenda o motivo

Muito bem. Acabamos de dizer o que é a doença, do preconceito que algumas pessoas têm com o dependente químico por falta de conhecimento. Mas por que a dependência química acontece? É o que nós vamos falar agora, direto ao ponto!

Existem diversos fatores que levam uma pessoa a desenvolver um vício em uma substância, seja ela droga lícita, como o álcool, por exemplo, seja ilícita, como a cocaína.

Mas o principal é o mecanismo de recompensa que existe no cérebro humano. Esse mecanismo é extremamente importante para a sobrevivência humana. Porém, o uso abusivo das drogas pode levar a problemas neste.

Muito do nosso comportamento é moldado pela presença de uma recompensa. Essa recompensa gera prazer, o que por sua vez indica ao cérebro que determinada atividade deve ser repetida mais vezes.

Isso é o chamado reforço: uma recompensa que provoca um aumento na frequência de um comportamento.

Dentre as recompensas naturais que são saudáveis e necessárias para a sobrevivência humana estão a comida, a água, a atividade sexual e o cuidado.

Contudo, existem recompensas artificiais que, em alguns casos, podem se tornar problemáticas. É o caso das substâncias psicoativas.

Ao introduzir no organismo uma substância que causa um prazer imenso com pouco esforço, como é o caso de muitas drogas, esse mecanismo de recompensa acaba auxiliando no desenvolvimento do vício pois, por conta do prazer, o comportamento de usar a droga é reforçado.

Isso se torna especialmente problemático porque usar uma droga, geralmente, requer muito menos esforço do que outras atividades que também dão prazer.

É por isso que pessoas viciadas em substâncias acabam deixando toda a sua vida de lado apenas para continuar usando a droga.

Se você conhece alguém nessa situação, entre em contato com a Clínica de Recuperação em São Paulo. Nós estamos prontos para ajudar!

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato