Quanto custa a internação em clínica de reabilitação para dependentes químicos?

Quanto custa a internação em clínica de reabilitação para dependentes químicos

Sobre os dependentes químicos: Sabe quanto custa a internação em clínica de reabilitação? Essa é a pergunta de muitas famílias que enfrentam a situação de ter um ente querido com problemas de dependência química.

É por isso que muitos se perguntam sobre os custos de uma internação em uma clínica de reabilitação. Já que essa é uma necessidade urgente.

Neste tópico você irá conhecer sobre a dependência química, quais os fatores considerados no valor da internação e se há alternativas gratuitas.

O que é a dependência química?

A dependência química é uma doença crônica que tem tratamento. Além disso, pode ser definida como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos.

Seu desenvolvimento se dá após o uso repetido de determinada substância. O que se pode fazer é buscar ajuda profissional em uma clínica de reabilitação.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento de uma dependência química como:

  • A quantidade e frequência de uso da substância química;

  • A condição de saúde do paciente;

  • Aspectos genéticos, psicológicos, sociais e ambientais.

Como é feito um tratamento para dependentes químicos?

O tratamento em uma clínica de reabilitação pode ocorrer com o isolamento parcial ou total do paciente.

Durante a internação há vários tipos de programas e também o uso de medicamentos, apoio psicológico, grupos de apoio, entre outros tratamentos.

A internação pode ocorrer de forma?

  • Voluntária: Quando o paciente se interna por conta própria.

  • Involuntária: Quando o pedido de internação parte de um familiar.

  • Compulsória: A partir de um mandado judicial é feita a internação do dependente.

Quais os objetivos de uma clínica de reabilitação?

Tem como finalidade oferecer um tratamento para dependentes químicos, que apresentem diversas modalidades efetivas.

Tudo que você precisa saber sobre a internação Gratuita!

As drogas não escolhem se você é rico ou pobre, por isso é muito comum encontrar pessoas de baixa renda abandonadas nas ruas à própria sorte.

A internação gratuita é garantida por lei, e traz alívio para aqueles que desejam ter seus entes queridos recuperados.

De acordo com a Lei nº 10216/01 o familiar pode solicitar a internação involuntária dos dependentes químicos, desde que o pedido seja feito por escrito e aceito pelo médico psiquiatra.

A internação compulsória também pode se enquadrar em uma internação gratuita. Nesses casos não existe necessidade de autorização familiar e sim de uma autoridade judicial.

As internações voluntárias também podem ser realizadas gratuitas, pode o dependente químico pedir ajuda. Há muitas clínicas que oferecem esse tipo de tratamento aberto.

O que as Instituições de Dependentes Químicos devem oferecer?

Essas instituições devem ter:

  • Um ambiente residencial, de caráter transitório, que proporcionem conexões e vínculos familiares;

  • Ter um programa de acolhimento;

  • Oferecer atividades previstas no programa de acolhimento;

  • Promover o desenvolvimento pessoal dos dependentes químicos.

Todavia, esse tipo de tratamento se restringe a pessoas acolhidas e que realmente façam o uso nocivo das drogas, e precisam de apoio e proteção social.

Unidades de CAPS, CREAS, CRAS e UBS podem ajudar na busca pela internação gratuita, fornecendo encaminhamentos a quem de fato possa realizar o pedido.

Tenho condição de arcar com os custos de uma clínica. Mas afinal, quanto custa uma internação? No texto abaixo, veja os fatores para calcular o valor de uma internação.

Quanto custa uma internação em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos?

Na hora de escolher o local, não é aconselhável basear-se somente no preço. Por isso, é necessário levar em consideração que a dependência química é uma doença. Logo, requer internação em um ambiente estruturado com uma equipe de profissionais capacitados.

Para a internação dos dependentes químicos, não há um custo fixo. O preço pode variar entre R$600,00 até R$12.000,00 por mês em estruturas mais luxuosas. Essa diferença está relacionada com alguns fatores como:

Fatores para a internação dos dependentes químicos

Grau de dependência:

O tipo de internação irá depender do grau de dependência. Isso porque cada um dos dependentes químicos, estabelece uma relação diferente com a substância química

Período de internação:

Quanto mais tempo o paciente ficar internado, maior será o custo desta internação. O programa de internação tem uma duração de 15 a 30 dias e o intensivo de 90 a 180 dias.

As internações intensivas, de 180 dias, são divididas em dois períodos de 90 dias, sendo o primeiro período, de internação direta, onde o paciente fica recluso na clínica para a desintoxicação.

No segundo período inicia-se o trabalho de reinserção do paciente na sociedade, podendo ir para casa em alguns dias.

Tipo de tratamento:

O tratamento pode ser interno, externo ou parcial. Os programas de internação custam muito mais caro do que os programas ambulatoriais, onde o paciente realiza consultas semanais.

Quantidade de profissionais:

Dependendo do tipo de tratamento o paciente pode requerer um número de profissionais como médicos, terapeutas, psiquiatras, enfermeiros, etc.

Infraestrutura da clínica:

Algumas clínicas podem ter vários benefícios que encarecem o valor mensal.

Localização:

Dependendo de onde fica a clínica, se é mais próxima ou mais afastada de grandes centros, também pode influenciar o preço da internação.

Terapias e serviços adicionais:

Em alguns centros de reabilitação oferecem serviços extras de tratamento, como acupuntura, yoga e terapias holísticas.

Internação individual:

Essa é uma opção do paciente e inferem sobre o valor da internação.

Estes são apenas alguns fatores que interferem na formulação de preço de uma internação. Cada paciente é único e requer um tratamento específico.

Mas é sempre bom pesquisar bastante e procurar informações sobre a clínica de interesse. Visite o local para observar os detalhes e conhecer os profissionais que irão atender o paciente.

Não se guie pelo preço, pois nem sempre a clínica mais barata é a pior e a mais cara melhor.

E na hora de tomar uma decisão sobre o local de internação, pense no seu familiar ou até mesmo se for você que precisa se livrar dos vícios.

Lembre-se que o preço do tratamento é um investimento para salvar várias vidas, não somente dos dependentes químicos, mas também das pessoas que o cercam.

Como é a relação dos familiares dos dependentes químicos?

Além disso, se possível é muito importante a participação da família no tratamento.

Também há casos de familiares codependente. O tratamento da família também é importante, pois é preciso aprender a conviver com o indivíduo na volta para casa.

Os grupos de apoio são muito importantes e algumas clínicas oferecem grupos de apoio a esses familiares.

O ideal é conhecer todos os meios para ajudar o dependente químico a se recuperar e ser reinserido na vida social, retomando o trabalho e as relações.

Para mais informações, para escolher uma clínica de recuperação ideal, para que se sinta em um verdadeiro lar, entre em contato conosco!

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato