A Dependência Química No Público Masculino

Dependência Química No Público Masculino

A análise da dependência química precisa ser feita de conforme com uma perspectiva de gênero, de modo a avaliar o consumo de álcool e drogas considerando o público masculino e feminino. Isso, porque, dessa maneira, é possível compreender como esse problema se instala no Brasil e quais as abordagens que podem ser utilizadas para resolvê-lo da forma correta.

Apesar de ser algo comum de se presenciar, esse tema ainda é algo desconfortável para muitas pessoas, seja porque vivenciam essa realidade e, de certa forma, falar sobre o assunto reabre uma ferida ou, porque se trata de um verdadeiro tabu social. Independente do motivo, o problema existe e não pode ser ignorado. O público masculino representa boa parcela das pessoas que possuem algum tipo de problema com a dependência química e, por esse motivo, a existência de tratamentos direcionados a esse público é algo imprescindível. Se você quer saber mais sobre o assunto e sobre as alternativas que existem para ajudar na solução desse tipo de problema, esse texto é feito para você.

Os homens e a desintoxicação

O processo de desintoxicação é algo que precisa ser feito com rigorosa constância para tornar efetivo o tratamento de reabilitação de drogas. Por se tratar de um processo muito difícil e que exige acompanhamento para sua realização, raramente o indivíduo consegue enfrenta-lo sem a ajuda de profissionais, principalmente a depender do nível de dependência. Por esse motivo, apostar em clínicas de reabilitação especializadas no público másculo é a melhor alternativa para conferir efetividade ao tratamento, de maneira a ajudar o homem em todas as fases da desintoxicação. Para encontrar uma boa clínica, é sempre importante avaliar as referências, conhecer o ambiente e entender a metodologia de trabalho adotada pelos profissionais que a integram. Além disso, é importante conhecer o tratamento e os medicamentos que serão ministrados, afinal, uma boa clínica tem como objetivo, sempre, o bem-estar do paciente.

Pesquisas recentes

De acordo com uma pesquisa feita pela Unifesp em 2016, 50% dos familiares de homens que se envolveram com drogas e, assim, se tornaram dependentes químicos apontaram que a causa desse envolvimento foram as amizades e más influências. Ainda, 30% das famílias ressaltam que a principal causa foi a baixa estima e depressão aliada a falta de perspectiva de vida, os 20% restantes alegam não ser possível indicar uma provável causa para o envolvimento. Dessa pesquisa, se pode perceber a existência de uma realidade quase que padronizada e capaz de explicar o motivo do envolvimento dos homens com as drogas.

Ainda, a Unifesp divulgou informações que apresentam as drogas mais consumidas pelo público masculino. Dentre elas, a principal é o álcool. A quantidade de homens alcoolistas no país cresceu consideravelmente durante os últimos 3 anos, alcançando a marca dos 30 milhões de brasileiros, número que assusta. Depois do álcool, a droga mais consumida pelos homens é a maconha, seguida pela cocaína e demais entorpecentes similares.

Se você conhece alguém que passa pela mesma situação, fale com a Clínica de Recuperação em São Paulo. Estamos prontos para atendê-lo.

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato