Muitas são as pessoas que sofrem com problemas envolvendo drogas e bebidas alcoólicas. Apesar de ser um problema complexo, existe solução. E a solução é o tratamento contra a dependência química e alcoólica.
Dependência química e alcoólica são problemas globais. O que há de mais grave nisso tudo é que cada vez mais cedo e com cada vez mais prejuízos para saúde, os jovens têm o primeiro contato com as drogas.
As drogas e abuso de álcool prejudicam a capacidade de aprendizagem dos mais jovens e afetam seus cérebros que ainda estão em processo de evolução durante a adolescência. Isso, sem contar os outros prejuízos que são diversos.
Sobre começar a consumir, são inúmeros os motivos que levam uma pessoa a usar drogas e a ingerir bebidas alcoólicas.
Apenas para exemplificar podemos citar o impulso, diversão, problemas pessoais ou simples curiosidade. Entretanto, quando o indivíduo se torna dependente da droga e do álcool.
Além de estar prejudicando sua saúde, pode ocasionar futuramente doenças psicológicas e até mesmo destruição da família, vida financeira e social.
Falando sobre a dependência química, de acordo com o Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em 2017, 5,5% (equivalente a 271 milhões de pessoas) da população mundial adulta havia feito o uso de algum tipo de droga.
Para se ter uma noção mais clara, pode-se traduzir para 1 a cada 20 pessoas, aproximadamente. No mesmo período, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz mostrou que 3,5 milhões de brasileiros eram usuários de drogas ilícitas.
Sobre o alcoolismo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool chega a matar 3,3 milhões de pessoas por ano em todo o planeta. Número este que representa 5,9% das mortes anuais.
Das 3,3 milhões de mortes causadas pelo o álcool, 25% das pessoas têm entre 20 e 39 anos. No Brasil, 3% da população é considerada alcoólatra. Este número é equivalente a mais de 4 milhões de pessoas com idade acima de 15 anos.
O alcoolismo é um vício capaz de trazer ao usuário e seus familiares enormes prejuízos. E os mais diversos tipos de traumas no âmbito afetivo, financeiro e psicológico, além de outras consequências desastrosas.
Por isso, é essencial um tratamento contra o alcoolismo que considere todas essas questões conforme prestamos na Clínica Evangélica.
O que faz toda diferença na vida do paciente e de sua família, já que ajuda o alcoolista de modo eficiente a se conscientizar não apenas sobre a doença, mas as possíveis causas.
Nossa metodologia de tratamento contra a dependência química e alcoólica tem como base o Evangelho, os ensinamentos de Jesus Cristo, pois acreditamos que cuidar da espiritualidade é algo essencial para restabelecer a vida de um dependente químico ou alcoolista.
Dê o primeiro passo em direção à mudança positiva hoje. Entre em contato conosco