Saiba Onde Procurar Ajuda: Tratamento do Alcoolismo

tratamento do alcoolismo

Saiba Onde Procurar Ajuda: Tratamento do Alcoolismo

O alcoolismo é um problema que não é visto como doença pela sociedade, sendo muitas vezes algo que é considerado como “desvio de caráter” ou até mesmo “falta de vergonha na cara”. As pessoas não tem conhecimento da cronicidade disto e como é o tratamento, muitos tem vergonha e não buscam a recuperação necessária. Por esse motivo, é fundamental saber como e onde procurar ajuda: Tratamento do alcoolismo.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode acarretar graves prejuízos à saúde, tanto como doenças causadas pela presença do álcool no corpo como também por lesões resultantes de acidentes de trânsito por exemplo. Além de levar a outras patologias como a cirrose hepática, alguns tipos de câncer e transtornos mentais, de caráter psicológico. Diante do alcoolismo saiba onde procurar ajuda no Brasil há atendimentos realizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte da Política Nacional de Saúde Mental que é direcionado exclusivamente para o acolhimento de pessoas em sofrimento ou dependentes do consumo de álcool e outras drogas, sendo realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Sendo unidades compostas por equipes multiprofissionais que atuam diretamente no atendimento de situações de crises bem como processos de reabilitação psicossocial.

Se o paciente necessitar de um suporte mais abrangente, há Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 24 horas (CAPS AD III), que possuem atendimentos e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno junto a observação. Funcionam 24 horas por dia e atendem pessoas de todas as faixas etárias com transtornos causada pelo alcoolismo e outras drogas no geral. São unidades que estão em cidades ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes, e se não tiver nenhum CAPS o atendimento de saúde mental pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em postos de saúde. Também se pode buscar auxílio no AA (alcoólicos anônimos) que é uma irmandade formada por homens e mulheres que compartilham entre si as mais diversas experiências vivenciadas para resolver a dependência do álcool e ajudar os outros a se recuperarem. O único requisito é que haja desejo de parar de beber, não havendo taxas ou mensalidades para participar do grupo com o principal objetivo de se manterem sóbrios e de ajudarem os demais.

A dependência do álcool é uma doença muito complexa e caracterizada por uma série de sintomas, destacando principalmente a perde de controle da pessoa quando se trata da substância que enxerga e sabe os problemas acarretados por isso, entretanto não consegue parar de beber. Muitos entram em quadros de negação que não acreditam que tenham algum problema com dependência, porém é muito frequente, e assim a possibilidade de ajuda irá depender do grau que o dependente se encontra e se ele possui consciência dos problemas que o hábito está lhe causando. É essencial que tanto a família como amigo estejam presentes na intervenção e forneçam o apoio necessário ao indivíduo, mostrando que ele também irá se beneficiar durante o processo, e explicando como irá ocorrer o tratamento para que o dependente se sinta confortável e entenda que o vício não irá leva-lo a lugar algum.

A Clínica de Recuperação em São Paulo é especializada no tratamento do alcoolismo. Entre em contato conosco!

Alcoolismo, Informações