A internação voluntária acontece quando o paciente faz a escolha pelo tratamento de maneira voluntária. Em razão disso, a sua internação é feita a partir de seu consentimento. Essa situação acontece quando existe solicitação formal do paciente ou do médico que acompanha o seu tratamento. De maneira geral, esse tipo de internação se dá por causa de problemas com dependência química, principalmente quando a situação se torna tão sem controle que a busca por uma clínica de reabilitação se mostra a saída mais viável. Diante disso, separamos cinco curiosidade sobre a internação voluntária. Vamos conhece-las?
1- No período de internação, o paciente vivencia situações críticas e precisa de toda ajuda possível para lidar com os momentos de instabilidade causados pela abstinência e todas as demais consequências que isso pode acarretar. Por isso, a escolha da clínica de reabilitação faz toda a diferença na recuperação do dependente, já que é ela que ajudará a definir o sucesso da reabilitação e a mudança de vida do paciente.
2- A partir do momento em que o problema da dependência fica insustentável ou mesmo quando o dependente não consegue perceber a gravidade do problema e inicia uma sucessão de más escolhas, a atuação da família é fundamental. Nessas situações, o mais indicado é a internação da pessoa dependente, visto que só assim o tratamento adequado poderá ser realizado e as chances de recuperação se tornam mais reais. Todo o processo que envolve a internação, desde o reconhecimento até o tratamento, não é algo fácil. Por esse motivo, tomar essa atitude é um verdadeiro ato de amor.
3- Em casos mais graves a internação voluntária pode se transformar em involuntária, normalmente quando o paciente representa um perigo para si e para sua família. As drogas são capazes de desestruturar toda uma vida e não só a do dependente, mas de todos que o cercam, provocando uma verdadeira destruição que, em muitos casos, é impossível reverter sem o apoio especializado.
4- Na maioria dos casos, o dependente é incapaz de admitir que possui a doença ou que precisa de ajuda, mas quando isso acontece e ele decide buscar auxílio profissional, é tempo da equipe trabalhar para promover a recuperação e identificar as melhores alternativas de tratamento para o caso. Sabendo disso, a Clínica de Recuperação em São Paulo oferece o que há de mais atual para o tratamento e recuperação dos dependentes, assegurando o convívio familiar e o restabelecimento da saúde mental e física do dependente.
5- O contato com a família é algo que deve ser constantemente estimulado pela clínica, de forma que pode ser essencial para o sucesso do tratamento. Por essa razão, ao escolher uma clínica é fundamental verificar qual a postura adotada quanto a isso. Além disso, cabe aos familiares auxiliarem no processo de escolha, pois, eles são capazes de identificar muitos dos requisitos que o paciente, talvez, não perceba.
Se você precisa de auxílio ou conhece alguém que precisa, ligue para a Clínica de Recuperação em São Paulo, lá você encontrará toda a ajuda que precisa.