A cada dia cresce o número de jovens que usam substâncias químicas e novas drogas estão surgindo. As clínicas de recuperação têm realizado diversas atividades recreativas para ajudar estes jovens a ter uma vida saudável e livre das drogas.
Neste artigo iremos abordar a importância das atividades físicas na reabilitação de dependentes químicos e como isso pode ajudar na reabilitação de um adicto.
A drogadição é determinada como uma doença fatal e uma anormalidade metabólica causada pelo uso excessivo de substâncias químicas, conforme dados da OMS (organização mundial da saúde), elas influenciam incisivamente no estado físico e mental do usuário, representando um enorme problema não só para o indivíduo mas para a sociedade em geral.
Devido a estes fatores é de extrema importância realizar um tratamento adequado, por profissionais especializados em clínicas de recuperação para dependentes químicos.
As Clínicas de Recuperação em São Paulo possuem parcerias com diversas unidades terapêuticas em todo o país e todas elas possuem os mesmos métodos para a desintoxicação de um usuário de drogas.
Estas clínicas possuem médicos, terapeutas, psicólogos e psiquiatras que realizam um trabalho em conjunto no tratamento de um paciente que sofre com a dependência, utilizando em alguns casos medicação para desintoxicação, tratamentos terapêuticos e incentivando a importância das atividades físicas na reabilitação de dependentes químicos.
Atividade física no processo de reabilitação
É muito difícil quantificar com exatidão a dimensão dos prejuízos psicológicos e fisiológicos do uso excessivo de drogas no organismo de um dependente.
Nos exames em nossas unidades é realizada uma análise completa avaliando o tempo de uso, tipo de droga ingerida pelo adicto e as consequências no estado físico e mental do adicto. Há drogas que afetam o sistema nervoso central o que precipita outras alterações funcionais do organismo.
Há estudos que relatam que praticar atividade física ajuda na melhora de vida do indivíduo, pois além dos benefícios fisiológicos também contribui para o bem estar psicológico.
As atividades físicas, sejam elas treinos musculares, aeróbicos ou esportes em geral, faz com que o organismo se adapte a um patamar maior de exigência de capacidade de resposta. Quando observamos pessoas no tratamento para dependência química existe um processo contínuo dessa fase inicial, de responder às sobrecargas físicas e mental. As atividades físicas vem como um substituto dessas cargas, que proporcionam bem estar e relaxamento ao adicto.
Há vários estudos científicos que confirmam esse benefício da atividade física no processo de reabilitação de um dependente químico. Sendo uma aliada não apenas para pessoas que sofrem com a dependência química, mas também a diversas doenças físicas e mentais.
Visto que a dependência química traz consigo enormes alterações fisiológicas ao organismo é de extrema importância iniciar um programa de atividade física ao paciente que inicia um tratamento contra a dependência química numa clínica de reabilitação.
Nós da Clínica de Recuperação em São Paulo sabemos sobre a importância das atividades físicas na reabilitação de dependentes químicos e incentivamos diversas unidades terapêuticas à esta prática para os nossos pacientes.
Nossa unidades parceiras possuem espaços específicos para esportes e com uma grade incluindo uma programação equilibrada para o desenvolvimento físico dos nossos pacientes.
Se você possui dúvidas e gostaria de conhecer as nossas unidades, não deixe de entrar em contato conosco, podemos te ajudar e orientar sobre os nossos tratamentos contra a dependência química.