A pessoa nasce com dependência química?

Dependência química é um assunto vasto e relativamente complexo para a maioria das pessoas. Muitas dúvidas nos cercam a respeito do tema. E uma delas é se a pessoa nasce com dependência química. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Em primeiro lugar, vamos falar o que é a dependência química, antes mesmo de dizer se a pessoa nasce com dependência química ou não.

Muito se ouve falar sobre dependência química, porém, pouco se sabe sobre ela de fato. Conhecida pela necessidade incontrolável de usar um tipo de substância de forma compulsiva, a pessoa acometida desse mal acaba sofrendo com distúrbios mentais e físicos.

Consequentemente, o seu comportamento se altera, o que pode causar muitas mudanças negativas em sua rotina e também na das pessoas ao seu redor.

A longo prazo, a dependência química pode ser fatal ou favorecer o surgimento de diversas sequelas.

A dependência química não tem uma cura propriamente dita, pois é uma doença crônica.

Mas tem sim um tratamento que é feito de forma mais adequada com a ajuda de uma clínica de reabilitação.

Um dependente químico geralmente apresenta mudanças progressivas de comportamento, que fazem o organismo se adaptar à droga.

Por conta disso, a dependência química também é caracterizada como um transtorno mental relacionado ao uso de substâncias.

De acordo com o relatório da UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) aproximadamente 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas, o que corresponde a 4,8% da população adulta do planeta.

No mundo, quase 25 milhões de pessoas são dependentes químicas.

Somente na América do Sul, o número aumentou de menos de 2 milhões para 2,25 milhões. Ainda, a ONU afirma que o crescimento do uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação da taxa do consumo na região.

Será que realmente a pessoa nasce com dependência química?

Será que realmente a pessoa nasce com dependência química

 

Depois de entender um pouco melhor sobre a dependência química, vamos tentar entender se realmente a pessoa nasce com dependência química.

A dependência a uma ou mais substâncias pode acontecer logo no primeiro uso. Não existe uma regra ou causa única, pois há pessoas que já têm certa predisposição para a dependência química, enquanto outras podem estar sujeitas a ela após alguns usos.

De acordo com especialistas, existe uma somatória de fatores de risco que influenciam a vida do indivíduo, fazendo com que a probabilidade dele se tornar um dependente químico aumente. Esses aspectos são de ordem:

  • biológica

  • psicológica

  • social

Sobre o aspecto biológico, ele está relacionado à hereditariedade, características que são transmitidas dos pais para os filhos.

Ou com a genética, que diz respeito sobre como um organismo metaboliza o uso de uma determinada substância e o potencial dela causar uma dependência no futuro.

Além disso, a tolerância em relação a uma droga e a ocorrência de síndromes de abstinência também se incluem dentro dos aspectos biológicos de uma pessoa.

Esses são os fatores mais importantes que podem influenciar o desenvolvimento de uma dependência química.

Isso nos leva a resposta para a pergunta, se a pessoa nasce com dependência química. Não, ninguém nasce dependente químico, mas pode ser ter uma predisposição que é transmitida de forma hereditária.

Ou seja, se uma pessoa nasce de pais dependentes químicos, esta pode ter mais chances de também se tornar um dependente químico. É claro que isso não é uma regra, mas há possibilidade.

E ainda falando em dependência química, se você precisa de ajuda profissional para vencer esse sério problema, entre em contato conosco. A Clínica de Recuperação em São Paulo irá te ajudar da melhor maneira possível!

Tags :
Informações

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato