Se você conhece alguém com problemas referentes às drogas sabe que pessoas nessa situação costumam sofrer muito. E uma das principais dúvidas é: como ajudar um dependente químico que não quer ajuda?
É o que nós vamos te mostrar nesse artigo. Boa leitura!
A dependência química pode alterar drasticamente o comportamento de uma pessoa levando-a a cometer crimes como furtos, assaltos, agressões e até mesmo homicídio e suicídio.
No caso das mulheres, a dependência química pode levá-las à prostituição como uma forma de sustentar seu vício.
Sabendo de todos esses males que a dependência química pode causar, é extremamente necessário ajudar a pessoa que se encontra neste estado, ainda mais se tratando de um familiar ou amigo.
Por que um dependente químico não aceita ajuda?
Como falamos antes, a dependência química é um transtorno mental.
Isso contribui para que o dependente químico possa perder o discernimento de boa parte das coisas, inclusive de sua própria vida e condição atual.
Então, em seu pensamento, não acredita estar doente.
Outro fator que pode ocorrer e impedir que o dependente químico aceite ajuda é o medo.
Também há uma outra questão que pode impedir o dependente químico de aceitar ajuda que é a vergonha.
Sabendo que precisa de ajuda para tratar a doença, o dependente químico pode recusar-se a ser internado em uma clínica de recuperação por vergonha das pessoas que o conhecem como parentes e amigos, principalmente pela discriminação que ainda é grande contra dependentes químicos.
Mas estão o que fazer para ajudar um dependente químico que não quer ajuda? É o que nós vamos mostrar logo a seguir.
O que fazer para de fato ajudar o dependente?
Agora que você sabe algumas das razões pelas quais um dependente químico nem sempre aceita ajuda, vamos ver o que pode ser feito para conseguir ajudá-lo:
-
Procure conversar: Esta é a primeira coisa que você deve fazer ao tentar ajudar um dependente químico. Primeiramente tente entender se a pessoa reconhece que precisa de ajuda. Em caso negativo, de maneira sutil, com amor, procure mostrar que sim, que precisa de ajuda e que você está ali porque quer o melhor para ele ou ela.
-
Faça um comparativo de antes e depois das drogas: Se você conhece o dependente químico há um bom tempo, procure mostrar a ele/ela como era sua vida antes de começar a usar drogas e como está atualmente. O que perdeu, o que deixou de ganhar, quais eram os hábitos de antes e os de agora, enfim, procure mostrar o quão mal as drogas estão causando em sua vida e de seus familiares.
-
Seja moderado: Extremos geralmente são ruins. Não seja rude com o dependente químico que não quer ajuda, mas também não seja conivente com atitudes negativas por não querer contrariá-lo. Seja amável, mas firme. Afinal, quem ama nem sempre faz o que a pessoa amada quer, mas o que é melhor para ela.
-
Procure ajuda profissional: Não importando se o dependente químico irá aceitar sua ajuda ou não, procure uma clínica de recuperação, pois com certeza é a melhor alternativa para que você seja ajudado(a) a ajudar quem você ama a combater esta terrível doença que é a dependência química.
Falando em ajuda profissional, o Ache Clínicas de Recuperação indica clínicas com excelentes profissionais que estão totalmente capacitados para ajudar dependentes químicos e seus familiares.
Entre em contato conosco e saiba mais!