Como parar de usar droga sozinho? 10 dicas simples para ficar limpo!

Você já tem passado do ponto várias vezes? Usando pó, maconha, álcool ou misturando tudo de uma vez? Que tal dar um tempo de tudo isso? Saiba que há como parar de usar droga sozinho.

Pode parecer impossível, mas algumas pessoas conseguem! E não é tão difícil como parece ser. A gente sabe que quando a droga entra na vida, muitas coisas acabam saindo pela culatra como a família, amigos, namorados e principalmente oportunidades.

Então, por que escolher a droga se você pode escolher a vida? Por isso, continue a leitura que vamos ensinar você a parar de usar drogas sozinhos em alguns passos simples. 

Isso não garantirá sua saída das drogas, mesmo porque isso é algo muito peculiar e individual, mas ajudará você a achar o caminho que irá distanciar você do vício. 

Boa leitura!😉

Como parar de usar drogas?

Independentemente de como você quer parar de usar drogas, é necessário entender que a jornada não será fácil! 

Contudo, existem passos simples que podem ajudar você a parar de usar droga sozinho, mas isso não significa que você não terá dor emocional.

As drogas mexem com diversas áreas importantes do cérebro, então é preciso ser racional na hora de parar de usar. A dor vai existir, mas você será capaz de aguentar e superar isso?

Será que sou um usuário ou um dependente químico?

A distinção entre ser um usuário de drogas e ser um dependente químico tem a ver principalmente com a forma e a frequência de uso, bem como o impacto que o uso da droga tem na vida diária de uma pessoa.

Usuário de drogas

Um usuário de drogas é alguém que usa substâncias psicoativas (por exemplo, álcool, maconha, cocaína, heroína, entre outras) de maneira ocasional ou regular, mas não apresenta dependência química.

No entanto, mesmo o uso ocasional pode ser perigoso e levar a consequências negativas para a saúde física e mental.

Dependência química

Um dependente químico é alguém que desenvolveu uma dependência física ou psicológica a uma ou mais substâncias. 

A dependência química é caracterizada por um desejo incontrolável de consumir a droga, uso compulsivo, uso contínuo apesar das consequências negativas, e sintomas de abstinência quando a droga não é consumida. 

Além disso, a pessoa pode desenvolver tolerância, necessitando de quantidades cada vez maiores para obter o mesmo efeito, e pode ter dificuldades para parar ou reduzir o uso.

Onde conseguir ajuda?

Onde conseguir ajuda

Se você não sabe onde conseguir ajuda para parar de usar droga sozinho, aqui vai uma dica simples: pesquise bem a substância que você usa.

Por exemplo, se você curte cheirar um pó, saiba do que a cocaína é feita! Quais os efeitos, sintomas e como tratar. Afinal de contas, o melhor passo para abater o inimigo, é conhecê-lo!

Depois dê um Google sobre reabilitação do uso de drogas e veja vídeos no youtube! Existem pessoas que dão depoimentos lindos de como elas conseguiram. Se elas conseguiram, veja como conseguir!

Leia também: Cocaina efeitos no corpo: tudo o que você precisa saber

O que acontece com o seu corpo quando você para de usar drogas?

Quando você para de usar droga sozinho, o que será que acontece com o seu corpo? Ele melhora? Na verdade sim e não.

A dependência química é uma tatuagem no cérebro! A pessoa que usa quer sempre a próxima dose porque a droga dá prazer e ficar sem esse prazer é praticamente impossível.

Normalmente quando a pessoa para de usar ela fica triste, sem perspectiva, achando que nada vai dar certo. Mas depois passa! 

Basta algumas semanas e tudo começa a entrar no eixo novamente, e a saúde física volta! A emocional, se bem tratada, pode ajudar a pessoa ficar cada vez mais forte perante a vontade de usar e as recaídas.

Saiba o que acontece: 10 efeitos da maconha no corpo que você precisa saber

Vantagens de parar de usar drogas

As vantagens de parar de usar drogas sozinho são inúmeras. Mas nós separamos as melhores para você, veja-as a seguir:

  • melhora a qualidade do sono
  • melhora a auto-estima e confiança
  • melhora a motivação e produtividade
  • melhora a tomada de decisão
  • estabilidade financeira
  • relações efetivas mais saudáveis
  • melhor desempenho no trabalho e escola
  • melhora na saúde em geral

10 passos simples de como parar de usar droga sozinho

[arve url=”https://www.youtube.com/embed/xUwunqZuNNI” /]

Agora que você já sabe o que acontece com o seu corpo quando você para de usar, as vantagens de se viver limpo, com esses 10 passos simples para parar de usar droga sozinho a sua recuperação vai ser um sucesso! Confira-os a seguir.

Reconheça a sua impotência

O primeiro passo de como parar de usar droga sozinho é reconhecer que o vício já está fora de controle

Se você já deixou de pagar alguma conta para usar ou está faltando do trabalho por conta das noitadas, pare e pense!

O primeiro passo para a mudança é quando reconhecemos que algo está errado. Assim, não se conforme com a situação. Sinta o desconforto e bora mudar essa realidade.

Sozinho não dá: procure um médico

Por mais que o tema seja como parar de usar droga sozinho, quando o assunto é a dependência química sabemos que sozinho não dá.

Dependendo do tipo de droga, é praticamente impossível que você pare de usar sozinho, por isso, ir a um médico e expor o caso é a melhor forma de ter uma boa orientação para lidar com o vício.

Medicação: tome certinho com cautela

Ao frequentar o médico, saiba que ele irá prescrever algumas medicações. Elas o ajudarão a ter menos sintomas de ansiedade e consequentemente, de fissura. 

Então tome certinho as medicações e lembre-se, elas só amenizam os sintomas, não os sentimentos. É normal achar que a vida não tem sentido quando se pára de usar, mas isso é um processo.

Logo o seu organismo voltará ao normal, então tenha paciência e tome a medicação corretamente.

Procure um psicólogo de sua preferência

Como a medicação alivia sintomas e não pensamentos, é importante procurar um psicólogo para aprender a lidar com a condição.

Como há uma baixa de dopamina no organismo por conta da falta da substância, é normal que o paciente tenha pensamentos negativos, por isso procurar um psicólogo pode ajudar a lidar com esses pensamentos e ao mesmo tempo superá-los.

Lidando com a abstinência

A abstinência vem e vai, é natural ainda mais quando você está sem droga! Mas saiba que é uma dor física e emocional que passa, então é preciso lutar. Você pode, inicialmente, trocar esse mal estar por uma refeição gostosa. Um cházinho quentinho ou até mesmo uma caminhada ao ar livre.

Mas lembre-se, tem que trocar o mal-estar por hábitos saudáveis e não por outros ruins. Então, se administre emocionalmente.

Pratique atividades físicas

A atividade física libera hormônios excelentes para o corpo, fora que ajuda na desintoxicação da droga, pois os exercícios aceleram o metabolismo. Então, pratique-as com regularidade.

Evite comidas gordurosas ou fast food

As comidas gordurosas ou fast food são feitas para que você se apaixone por elas. Parar de usar droga sozinho envolve a troca de vícios ruins por bons! Então, ao invés de comer um lanchão todo dia, tome chá e coma verduras. Isso fará bem para seu corpo em todos os sentidos.

Não troque de vício

Trocar de vício é muito comum, a pessoa para de cheirar começa compulsivamente a comer ou se entupir de doces, ou até mesmo beber álcool com muita regularidade. Não faça isso! 

Por isso, atente-se aos bons hábitos ao invés de ruins!

Se o fardo for grande, divida com um amigo

Não tá conseguindo parar de usar droga sozinho? Calma! Procure um amigo. Às vezes o fardo é grande, e não dá! Mas divida com uma pessoa que não vá te julgar, mas sim te ajudar.

Ah, e também não vá desabafar com outro amigo que usa droga, que isso também não vai rolar, ele vai incentivar você a voltar. Amigo de rolê é uma coisa, amigo do peito é outra!

Persista no tratamento

Passou uma semana e você já acha que está ótimo e que está tudo bem? Calma! Em uma semana não se cura a dependência química, na verdade o tratamento dura anos!

Existem pacientes que estão 10, 20 ou até trinta anos limpos e ainda estão persistindo no tratamento.

Parar de usar droga, é um passo de cada vez! Não há como pular alguma etapa do tratamento e achar que está tudo bem!

Persista no tratamento

Para ter acesso ao melhor tratamento em SP acesse a imagem acima e surpreenda-se com nossas unidades.

Tags :
Clínica para dependentes químicos

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato