Consequências do uso de drogas na sociedade

Consequências do uso de drogas na sociedade

Como os dependentes químicos podem influenciar o quadro social como um todo? Quais as consequências do uso de drogas na sociedade? É o que você irá descobrir lendo este artigo. Boa leitura!

Quando falamos de consequências do uso de drogas na sociedade, temos que englobar os diversos núcleos que, de uma forma ou de outra, interagem com o usuário de drogas.

Sendo assim, o núcleo escolar, o emprego, as amizades, a família, todos eles sofrem um impacto diferente com a presença de um dependente químico.

Consequências do uso de droga na sociedade: escola

Na escola, é preciso que os professores, a direção, conheçam o problema.

Eles possuem qualificação e meios para lidar com a situação de uma forma mais profissional e que não cause discriminação.

Assim, quando os pais percebem que existe o problema da dependência é importante informar o local de ensino, para que no caso de faltas, ou conduta diferente, todos já saibam como agir.

Muitas vezes a droga é conseguida dentro do ambiente de ensino, e se isso for de conhecimento da direção, provavelmente já existirão planos de contingência para instruir os alunos, funcionários e professores.

Principalmente nas escolas da periferia, onde os adolescentes são alvos fáceis na mão dos traficantes, é importante haver uma forma de educar e alertar alunos e pais para esse tipo de ocorrência.

Dentro desse quadro é importante que a direção da escola tenha noção que o traficante pode ser um pai/irmão dos alunos e participam desse contexto, muitas vezes inibindo as ações de conscientização dos envolvidos.

Nesses casos é importante não expor os alunos envolvidos, e proporcionar medidas de segurança para todos aqueles que não desejem se envolver com o uso de drogas.

Assim, a instituição de ensino precisa prestar o serviço que é esperado de maneira que TODOS os alunos (usuários, ou não) tenham um mínimo de ambiente saudável e seguro para seguir seus estudos.

Na família

Dentro do núcleo familiar é preciso existir interesse e, principalmente, diálogo.

Muitos jovens caem na dependência pela completa falta de oportunidade de conversar com pais e irmãos.

O uso de drogas pode ser o apelo mudo por atenção, perante um problema que esteja passando, ou mesmo dúvidas em como agir em alguma situação específica.

É importante que os pais conheçam seus filhos profundamente, e sempre estejam por perto em todos os momentos.

Reuniões familiares são a melhor forma de ter tudo sob controle.

O hábito de fazer as refeições todos juntos, ou viagens e passeios, é uma maneira agradável de demonstrar carinho e que existe alguém para amparar sempre que for necessário.

Atualmente, com a ocorrência alta de gravidez na adolescência, os jovens pais podem ser ainda imaturos, e precisarão da ajuda de seus próprios pais para encaminhar essa nova vida.

Dessa maneira o núcleo familiar expandido (avós, tios, primos) também precisa ser próximo, para criar a sensação de segurança e sensibilidade que é necessária para o desenvolvimento completo de crianças e jovens saudáveis.

Quando o problema surgir é preciso tratar com afeto, e estar aberto para ajudar o dependente em tudo que ele precisar, às vezes eles tentam resolver tudo sozinhos, mas em alguns casos isso não é possível.

Assim, estender a mão e não criticar, ou fazer cobranças, pode ser o caminho mais curto para encontrar uma solução definitiva para o problema.

Se você possui casos de dependência química e precisa de ajuda profissional, entre em contato agora mesmo com a Clínica de Recuperação em São Paulo. Faremos de tudo para ajudar você e sua família!

Tags :
Clínicas de Recuperação, Informações

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato