O diagnóstico de dependência química

O diagnóstico de dependência química

Conforme a OMS 2001 (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% das populações dos centros urbanos consomem algum tipo de substância psicoativa. E que o tabaco, álcool e drogas ilícitas correspondem a, respectivamente, 4,1%, 4% e 0,8% de todas as morbidades no mundo. Neste artigo vamos falar sobre o diagnóstico da dependência química e quais os métodos de prevenção.

A dependência química é uma necessidade incontrolável de usar algum tipo de substância química, um mal que afeta milhões de pessoas e altera seu estado físico e mental. No primeiro momento não é tão difícil diagnosticar um usuário de drogas, pois muitos sinais são levados em conta.

Quais são as causas da dependência química?

Algumas substâncias químicas podem causar dependência logo no seu primeiro uso. Não existem padrões específicos para a causa da dependência química, pois há substâncias que podem demorar meses ou anos para causar o vício.

Mas conforme os especialistas, as somatórias de fatores que influenciam a vida do indivíduo e que levam ao vício são aspectos de ordem biológica, psicológica e social.

Algumas pessoas tendem a se tornar viciadas com mais facilidade, até por questões genéticas e biológicas. Na ordem biológica as características podem ser transmitidas de pais para filhos. 

Na questão psicológica, alguns fatores como depressão, traumas de infância, ansiedade, frustrações e outros problemas mentais podem ser favoráveis ao consumo excessivo de substâncias químicas que podem levar a dependência química. 

Outras causas da dependência química também podem ser os fatores sociais, como o meio em que o dependente químico está inserido, más influências, negatividade em casa, ou aspectos midiáticos como TV, internet e rádio. A questão social é muito abrangente, envolve diversos aspectos da sociedade que talvez precise ser revisto. 

Como diagnosticar um dependente químico?

Talvez não seja uma tarefa muito fácil para os familiares fazer o diagnóstico de dependente químico. Mas muitos sinais são claros para quem convive com um usuário de drogas dentro de casa, as primeiras mudanças são notadas no comportamento e que também engloba mudanças no aspecto físico. 

Quando uma pessoa sofre com a dependência química, vários aspectos da sua vida social são alterados. Ele começa a ter problemas no trabalho, nos estudos, alguns tornam-se agressivos e o convívio familiar vira um problema, afetando todos os familiares que convivem com ele. 

Um dependente que sofre com a dependência química, além do humor ser alterado, alguns problemas e doenças podem surgir em consequência do uso excessivo de substâncias químicas. A melhor maneira de se fazer o diagnóstico de dependente químico, é solicitar uma avaliação com médico especialista. Na Clínica de Recuperação Online, você pode solicitar essa verificação e também a internação do adicto numa clínica de recuperação.

Um médico especialista tem o consenso de identificar o tipo de usuário segundo a maneira pelo qual  ele incorpora ao seu cotidiano o uso de substâncias químicas. Analisando todo o contexto e consequências que a droga deixou em seu estado físico e mental. Tendo uma base para prescrever um tratamento adequado. 

Com o diagnóstico de dependente químico, a melhor solução é buscar ajuda em clínicas de reabilitação química.  A Clínica de Recuperação Online pode te ajudar neste processo, possuímos uma equipe multidisciplinar especializada e parcerias com diversas unidades terapêuticas. Não hesite em entrar em contato conosco

Tags :
Conteúdos

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato