O problema das drogas na adolescência

O problema das drogas na adolescência

O primeiro contato com as drogas acontece geralmente na adolescência, conforme o Centro de Referência Estadual de Álcool e Drogas (CREAD), pois é um momento em que o jovem está passando por diversas transformações. Mas o problema das drogas na adolescência pode se arrastar até a sua vida adulta. 

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como você pode combater o vício de substâncias químicas na adolescência.

Este consumo de substâncias químicas podem ocorrer por diversos fatores, entre eles o sentimento de extrema confiança, convívio com amigos e familiares dependentes e falta de autoconhecimento.

Outros fatores que colaboram para adolescente ao uso de substâncias químicas são os problemas sociais, de relacionamento, depressão, rebeldia, estímulos externos, tédio, mídia e internet. São diversos os fatores que contribuem para o vício ao adolescente. 

Para realizar um tratamento adequado e saber exatamente qual é o problema das drogas na adolescencia é necessário pesquisar qual a raiz do problema do indivíduo para que enfim ocorra um tratamento adequado. 

Quais os danos das drogas no cérebro dos adolescentes?

Quais os danos das drogas no cérebro dos adolescentes

São diversos danos que as drogas psicoativas podem danificar o cérebro de um adolescente. O álcool e o LSD, por exemplo, podem alterar o desenvolvimento cerebral. 

Eles alteram as funções neurotransmissores, que permitem a comunicação com os nervos, modificando a percepção da pessoa. Isso afeta o raciocínio e a consciência, podendo levar isso ao longo de sua vida.

O cérebro humano se forma totalmente depois dos 24 anos de idade, devido a isso o uso indevido de drogas podem desenvolver transtornos físicos e mentais crônicos que necessitará de cuidados contínuos durante a sua vida. 

O maior problema das drogas na adolescência é exatamente isso, os danos causados na saúde do jovem para o resto de sua vida, pois é o momento da vida em que uma pessoa está se formando tanto físico como intelectual. E ações erradas, principalmente à saúde, podem ter consequências irreversíveis para o resto da vida. 

Como funciona o tratamento contra a dependência para os adolescentes?

No momento que um jovem torna-se dependente químico, a primeira escolha que deve tomar é buscar um tratamento adequado numa clínica de recuperação química para adolescentes.

É de extrema importância que familiares busquem ajuda e tratamento para o menor, pois assim como as drogas podem acabar com sua saúde com tanta facilidade, o tratamento contra a desintoxicação para um jovem pode ter resultados satisfatórios e resgatar sua vida. 

As Clínicas de Recuperação em São Paulo sabe exatamente como lidar com o problema das drogas na adolescência, pois possui unidades terapêuticas parceiras que trabalham com métodos modernos e profissionais especializados.

Nestas unidades são realizados tratamentos de desintoxicação com médicos especializados, além de psicólogos, terapeutas, psiquiatras e equipe multidisciplinar especializada. 

E todas unidades possuem também atividades recreativas que ajudam o jovem a regressar a sociedade e ajudando em sua reabilitação. São atividades físicas, campeonatos, paletras e terapias em grupo.

Se você conhece algum jovem que sofre com o problema das drogas na adolescência e precisa de ajuda, não deixe entrar em contato com nossa equipe. Possuímos um suporte especializado com encaminhamentos para o tratamento contra a dependência química. 

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato