O tratamento da Dependência Química

Como conceito fundamental, precisamos entender que droga é diferente de remédio. Remédio é utilizado para tratamento de certa enfermidade e a droga vamos relacionar aqui como dos tipos ilícitas.

Existem também as drogas lícitas que também geram certa dependência. No entanto as clínicas realizam o tratamento da dependência química, no objetivo de recuperar vidas.

Porque é chamado de Droga?

As drogas são chamadas assim porque causa algum dano nocivo a saúde. O uso excessivo e desenfreado podem causar diversos problemas na saúde, tanto físico, mental e emocional para o usuário.

Resumindo, droga é toda e qualquer substância, sejam elas natural ou sintética que introduzida no corpo humano modifica suas funções.

Como funciona o tratamento da dependência química?

O tratamento da dependência química deve ser realizado quando o usuário sente que o vicio está dominando sua vida. Ele chega a um ponto que perde concentração, precisa estar sempre “anestesiado” com a utilização da substância.

Confira aqui alguns sintomas:

• Desejo incontrolável de usar a drogas;
  • Não conseguir parar de usar (perda de controle);
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Ansiedade;

O dependente que possui estes sintomas, aconselhamos a realizar o tratamento da dependência química em clínicas de recuperação especializadas.

O tratamento realizado em clínicas de reabilitação funciona com o objetivo de desintoxicação do dependente. Além do apoio médico e acompanhamento na reabilitação, algumas clínicas realizam diversas atividades recreativas.

Na Clínica de Recuperação em São Paulo, os internos realizam diversas atividades, acompanhados com profissionais especializados, como terapeutas, psicólogos, psiquiatras, palestrantes e uma equipe multidisciplinar especializada.

Fatores de Risco na utilização de drogas

O Consumo desenfreado de bebidas alcoólicas e drogas pode acarretar o aumento da probabilidade de surgimento de diversos fatores de risco para a saúde do usuário.

Esses fatores podem não ser necessariamente iguais a todos os indivíduos e podem variar conforme a personalidade, o ambiente, situações, tipos de drogas e organismos.

Alguns problemas de saúde podem ser causados pelo uso de drogas:

1. Doenças Sexuais;
  2. Insuficiência renal e hepática;
  3. Comprometimento no cérebro;
  4. Problemas nutricionais;
  5. Transtornos de comportamento;
  6. Depressão;
  7. Enfisema pulmonar;

Como dito anteriormente, são diversos problemas que a dependência pode acarretar individualmente.

Além dos fatores referentes à saúde, a dependência pode acarretar problemas sociais, de relacionamento familiar e sentimental.

Conheça a Clínica de Recuperação em São Paulo

Sabemos de diversas experiências de dependentes que sofreram com as consequências que as drogas o levaram, como perda de empregos, problemas nos estudos, divórcios e problemas com alguém querido.

O tratamento da dependência química envolve também a recuperação no meio social, através de cuidados por psicólogos e psiquiatras que ajudam na reabilitação mental.

Nós das Clínicas de Recuperação em São Paulo tratamos não apenas a saúde, mas também essa inclusão social do usuário a sua vida normal. Infelizmente a dependência química não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. E nossa equipe é capaz de tratar tanto a saúde, como também a mente e o espirito de nossos dependentes.

Se você está passando por dificuldades ou conhece alguém que precisa de ajuda e reabilitação, entre em contato conosco, possuímos unidades em todo o Brasil.