Todos sabemos que as drogas causam diversos tipos de efeitos em nosso organismo. A maioria deles são ruins. E aqueles que podem ser chamados de bons, duram bem pouco tempo. Neste artigo vamos falar um pouco sobre quais são os efeitos causados pelo uso de drogas. Continue lendo para saber mais!
Sem enrolação, vamos direto ao ponto. Os efeitos causados pelo uso de drogas (os mais comuns) são euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade. Tais efeitos fazem com que um indivíduo recorra as drogas com mais urgência a cada novo uso.
A longo prazo, além desses sintomas, relacionados às propriedades de cada tipo, as drogas têm potencial para causar problemas no coração, pulmões, fígado e cérebro. Impactando diretamente o sistema nervoso e gerando crises de abstinência após períodos maiores em que não são utilizadas.
Nos dias atuais, as drogas podem ser divididas em naturais — como maconha e ópio, derivadas de plantas —, semissintéticas — heroína, cocaína e crack, feitas de componentes naturais, mas processadas —, e sintéticas — fabricadas completamente em laboratórios, tais quais ecstasy e LSD.
A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre quais são os efeitos causados pelo uso de drogas e como eles agem.
Sensação de euforia
Causada especialmente pela categoria de drogas estimulantes, como cocaína e crack, a euforia ativa o sistema nervoso e faz com que o indivíduo tenha picos das sensações de excitação, poder e energia.
Com uma felicidade extrema e o sentimento de indestrutibilidade, perde-se até mesmo a noção de perigo.
Nesse estado, é comum que a pessoa queira realizar diversas atividades que levem à movimentação do corpo, como dançar em uma festa, praticar atividades físicas ou até mesmo realizar algum trabalho, muito mais desperta.
Relaxamento muscular e bem-estar
A sensação de relaxamento é principalmente causada por drogas depressoras, como a heroína e o álcool.
Analgésicas e hipnóticas, podem levar o indivíduo a dormir com facilidade e tiram dele dores ou incômodos que sentia antes de utilizá-las.
Diminuição da capacidade de dirigir
O uso de drogas, de forma geral, altera as noções espaciais, o que se observa em todos os tipos: nas estimulantes, depressoras e alucinógenas.
Mais especificamente nessas últimas, os sentidos ficam muito alterados e a mera possibilidade de dirigir qualquer veículo adquire um perigo letal.
Alucinações
As alucinações são efeitos das drogas perturbadoras. Entre elas, vale citar o LSD e ecstasy, muito consumidas por jovens em baladas e festas como raves.
Suas sensações são tão desejadas nesses ambientes porque tendem a alterar cores, sons e a própria percepção da realidade.
Extremamente perigosas, podem tanto proporcionar muito prazer quanto muito medo, levando indivíduos a situações extremas.
Tristeza
Causada especialmente por drogas depressoras, a tristeza é um dos efeitos que levam à sensação ilusória de abandono e a uma condição de fragilidade emocional.
É bem comum que as pessoas recorram a essas drogas até mesmo para lidar com momentos nos quais se sintam tristes e, com isso, acabem, pelo contrário, atenuando a situação.
Independentemente do tipo de droga e da dose utilizada, com o tempo e com o hábito, todas elas podem levar à perda de neurônios, a transtornos psiquiátricos e a riscos de overdose.
Isso se deve ao fato de que todos os efeitos descritos são rápidos, o que faz com que os usuários desejem sempre mais e se tornem, com o tempo, dependentes químicos.
Para combater o problema, é necessário pedir ajuda! E para tal ajuda você pode contar com a Clínica de Recuperação em São Paulo! Entre em contato e saiba mais!