Qual o melhor tratamento para usuários de drogas?

Qual o melhor tratamento para usuários de drogas

Você é uma pessoa que tem problemas envolvendo dependência química? Não que necessariamente seja você o dependente, mas alguém próximo a você. Se este for o caso, é provável que você já tenha se perguntado qual o melhor tratamento para os usuários de drogas. E é sobre isso que nós iremos falar neste artigo. Boa leitura!

Logo de cara precisamos deixar claro que não existe apenas um tipo de tratamento indicado, na realidade, é um conjunto deles.

E que a dependência química acaba sendo caracterizada pelo uso e abuso de drogas tais como: maconha, crack, cocaína entre outras substâncias entorpecentes.

Além disso, o usuário de drogas certamente já se tornou dependente a algum tempo, e os motivos são diversos. Lembrando que o uso contínuo de drogas acaba afetando todos os aspectos da vida de um indivíduo.

Qual o melhor tratamento para os usuários de droga: veja as opções e como funcionam

Qual o melhor tratamento para os usuários de droga: veja as opções e como funcionam

Certamente a escolha do melhor tratamento para usuário de drogas, começa ainda com um diagnóstico mais criterioso. E este é realizado por uma equipe multidisciplinar, que deve ainda levar em consideração todas as especificidades de cada caso em questão.

Então é justamente a partir daí, que é montada uma estratégia de tratamento personalizada que deve ser revista periodicamente, visando então o atendimento de múltiplas necessidades do paciente e até mesmo a reorganização de sua vida como um todo.

Sendo assim, abaixo falaremos um pouco mais sobre os tratamentos para abusos de drogas:

A Desintoxicação

Sobre a desintoxicação podemos dizer que essa é apenas uma das várias fases do tratamento para dependentes químicos, sendo que essa etapa é considerada por todos os especialistas como a mais crítica.

Justamente nessa fase o paciente acaba recebendo assistência médica durante um certo período de tempo, que geralmente dura 24 horas, para que haja a eliminação de drogas por completo do organismo.

Uso de medicamentos

Entre as doenças mais comuns que surgem no decorrer do uso de drogas podemos destacar: esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, cirrose, câncer, HIV, hepatite B e C, lesões cerebrais, desnutrição, entre várias outras doenças que possam surgir.

Por esse motivo que o uso de medicamentos durante todos os tratamentos para usuários de drogas são essenciais, no entanto, eles devem ser ministrados com acompanhamento constante.

Internações

De forma geral, podemos dizer que as internações são realizadas sempre quando o paciente necessita efetivamente de assistência integral e até mesmo multidisciplinar. E ainda para aqueles que apresentam comportamentos agressivos e diversos pensamentos suicidas.

A própria Lei 10.216/2001, que também é perfeitamente conhecida como Lei de Proteção e Direitos das Pessoas Portadoras de Transtornos Mentais, acaba prevendo algumas formas de internações, são elas: voluntária, involuntária e compulsória.

Psicoterapias

Sabemos que diversas abordagens psicoterápicas acabam sendo muito eficazes no tratamento da dependência de drogas, entre as mesmas: a terapia cognitivo comportamental, terapia em grupo e até mesmo terapia ocupacional.

Entre os objetivos podemos destacar: solução de problemas, auxílio no desenvolvimento de novas concepções sobre a própria pessoa e o mundo, modificação de comportamentos também.

Claramente a opção por uma dessas modalidades deverá depender de quais são os sintomas apresentados. Da estratégia de tratamento, do grau de evolução e até mesmo da aceitação do próprio paciente.

Esperamos ter esclarecido qual o melhor tratamento para usuários de drogas. E se você precisa de ajuda para dar início a um tratamento contra a dependência química, entre em contato com a Clínica de Recuperação em São Paulo. Nós teremos grande prazer em poder ajudar!

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato