Reabilitação Para Dependentes Químicos

Reabilitação Para Dependentes Químicos

A reabilitação para dependentes químicos é algo necessário para a retirada das drogas da vida das pessoas que se encontra em condição avançada no vício em diversas substâncias, o primeiro passo para a remissão do consumo é enfrentar o desejo e a necessidade do que é utilizado pelo indivíduo.

O desejo está ligado ao experimentar e logo em seguida vem a sensação de prazer e euforia, a ponto de estar drogado indiscriminadamente, o tempo inteiro. A necessidade parte de um processo que é de dependência química e o uso frequente de determinado tipo de substância que provoca no organismo, assim, o desejo junto a necessidade torna o uso das drogas uma tendência forte e poderosa sobre a vida da pessoa que chega a esse estágio. As clínicas de reabilitação compõem um verdadeiro cenário dentro de um segmento importante de saúde que surgiu diante de uma necessidade urgente do Estado, do enfrentamento de um dos maiores problemas da humanidade que é o envolvimento e o consumo, levando ao vício e a dependência das drogas.

Importante frisar que muitos pacientes que entram para programas de tratamentos carregam uma série de severas consequências, principalmente diante das etapas iniciais já que necessitam passar pela abstinência que é uma fase agressiva no corpo e mente do indivíduo. Grande parte das drogas provoca crises fortes de abstinência com sintomas super desagradáveis tanto para o paciente como para a família, porque os estágios podem ser intensos levando a perda quase total do controle físico e emocional necessita de acompanhamento necessário de profissionais especializados nos enfrentamentos do problema. As clínicas possuem boa estrutura física, com equipamentos de alto controle que acompanham diversas etapas do tratamento, o foco principal é no total afastamento do paciente das drogas realizando controle através de técnicas e medicações em relação a abstinência. O tempo de tratamento costuma girar em torno de 180 dias visto que há também a reconstrução de personalidade e de integridade mental do paciente. Os primeiros 90 dias são essenciais, no Brasil o investimento público de saúde já superou 1,5 bilhões de reais com internações e tratamentos pelo CAPS sendo mantida pelo Governo.

A reabilitação é caracterizada como uma fase do tratamento que visa a mudança no comportamento e hábitos do indivíduo para haja ausência de drogas, fazendo com que o usuário tenha uma vida normal e rotineira. Por isso, diversas intervenções terapêuticas devem ser utilizadas para que a pessoa necessita de reabilitação necessária e são usados alguns procedimentos na clínica como conversar e aconselhar a família, mostrar aos usuários quais são os aspectos negativos sobre as drogas bem como sua dependência, administração de medicamentos que controlem a ansiedade e depressão gerados pela cessação do uso de drogas e adoção de programas para a reabilitação. Atividades recreativas e de artes são essenciais para a inserção do indivíduo na vida social normal. Os cuidados aos dependentes químicos devem ser sistemáticos e seguindo programas de auxílio por equipe assistenciais que irão realizar o acompanhamento, mantendo uma boa avaliação e apoio ao paciente.

Entre em contato com a Clínicas de Recuperação em São Paulo.

Tags :
Clínicas de Recuperação, Drogas

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato