A dependência química no Brasil

A dependência química no Brasil

A dependência química no Brasil potencializou os riscos da falta de saúde mental, aumentou os índices de desemprego e miséria. E levou milhões ao uso de substâncias psicoativas. Conheça o que é o vício em narcóticos com essa matéria da Clínicas de Recuperação em São Paulo sobre além de como reabilitar um familiar usuário de drogas.

O que é a dependência química?

A dependência química é uma doença e tem CID próprio segundo a OMS. O F192 – Transtornos Mentais E Comportamentais Devidos Ao Uso De Múltiplas Drogas E Ao Uso De Outras Substâncias Psicoativas – Síndrome De Dependência. Esse é o código da doença à nível mundial.

Passar o limite do vício e hábito para dependência caracteriza-se pelo consumo de uma substância psicoativa de modo desenfreado onde há um consumo compulsivo e obsessivo pela droga de modo a causar prejuízos físicos e psíquicos. Deste modo, o dependente químico na falta da substância pode sentir sintomas como mal estar, ansiedade, irritabilidade e agitação, além de fissuras.

Por que a pandemia aumentou o consumo de drogas no país?

Segundo uma matéria da Revista Veja, o consumo de drogas explodiu com a pandemia do novo coronavírus. Com as pessoas mais ansiosas e apreensivas no ano de 2020 e 2021, o consumo de entorpecentes como a maconha, crack e cocaína foi gigantesco e até mesmo o tráfico teve que se remanejar para fazer delivery de narcóticos.

Além do mais, a saúde mental do brasileiro já vem sendo comprometida com o passar dos anos, porém o consumo de drogas aumentou os índices de dependência química no Brasil, fazendo com que as comunidades terapêuticas, clínicas e hospitais psiquiátricos permanecessem lotados.

Como saber que uma pessoa está usando drogas?

Não é fácil saber como e o quanto uma pessoa está usando drogas. Depende muito da característica da substância, além de sua taxa de dependência. Assim, se a droga for potente, como o crack, por exemplo, a pessoa rapidamente começa a se degradar e apresentar comportamento e aparência diferente.

Mas não é em todos os casos que a pessoa fica com a aparência comprometida. Algumas pessoas começam a usar drogas de maneira sorrateira, habitual, com prejuízos, mas não se tornam dependentes instantaneamente. Um exemplo é o tabagismo e o álcool, ambos lícitos e que causam prejuízos mas que podem levar anos para fazer com que uma pessoa se torne dependente química.

Como se reabilitar da dependência química?

Com os dados chocantes sobre a dependência química no Brasil sendo cada vez mais alarmantes, é importante ressaltar a importância do tratamento. Este, pode ser realizado através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), tratamento medicamentoso e psicológico e intervenção em unidades de terapia intensiva, clínicas e CT’s.

Clínica de Recuperação em São Paulo no tratamento da adição

As Clínicas de Recuperação em São Paulo é um portal de recuperação onde, há um filtragem no atendimento por profissionais qualificados para o direcionamento do paciente e para a unidade que mais lhe agregue valor na reabilitação. Restituir sonhos através de tratamentos que viabilizem a recuperação é transformar vidas e cuidar de quem precisa, conheça!

Tags :
Clínicas de Recuperação

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato