Clínica de Reabilitação Para Usuários de Drogas

Clínica de Reabilitação Para Usuários de Drogas

Nossa língua portuguesa é realmente um belo idioma, o quinto mais falado do mundo e o mais falado no hemisfério sul.

O idioma português possui mais de 430 mil palavras oficialmente relacionadas no dicionário. Isso sem contar as gírias e expressões que são usadas e criadas no decorrer das gerações!

Já reparou que uma única palavra pode ter vários significados, ou pelo menos um significado mais amplo e não muito específico?

Vou te dar alguns exemplos para que fique mais claro.

A palavra manga tem dois significados distintos. Manga, a fruta. E manga, a parte da roupa que cobre ombros e/ou braços. Em português, isso é chamado de homônimo. Duas palavras que são escritas da mesma forma, mas com origens e significados diferentes.

Uma outra situação parecida com os homônimos, que até gera certa confusão, é a polissemia ou palavras polissêmicas.

Por exemplo, a palavra droga, tem uma origem, mas tem vários significados.

Está achando, confuso? Calma que meu objetivo não é te dar aulas de português, mas apenas introduzir o assunto principal deste artigo: as drogas.

Qual o significado da palavra “droga”?

Quando você ouve ou lê esta palavra, droga(s), o que vem primeiro a sua mente?

Creio que a maioria das pessoas pensem em drogas ilícitas, como maconha, crack, cocaína, entre outras.

E a expressão “usuário de droga”? Provavelmente você pense logo de primeira em um frequentador de uma cracolândia, uma pessoa de aparência debilitada, suja, mal vestida.

E você está certo(a). Um usuário de droga também se enquadra nesta definição. Mas não somente à ela.

Como eu disse antes, a palavra droga, tem mais de um significado. Veja um deles  a seguir:

“Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções.”

Partindo desta definição da palavra droga, eu te pergunto: você é um usuário de drogas?

Eu sou! Provavelmente você também seja! Quer ver só?

Eu bebo café todos os dias, pelo menos uma vez por dia. O café possui a substância chamada cafeína que age no sistema nervoso central agindo como um estimulante.

Doses pequenas e terapêuticas de cafeína estimulam o funcionamento do coração e dilatam os vasos periféricos. Mas se consumida de forma demasiada e descontrolada, pode causar irritabilidade, insônia, dores de cabeça, ansiedade e dependência.

Ainda falando da cafeína, ela não está presente apenas no café, mas também na erva-mate, no guaraná, no cacau (usado para produzir o chocolate) e na noz-de-cola (usada para produzir refrigerantes de cola).

Se você não consome nenhum destes produtos que citei, mas faz uso de algum medicamento, há uma grande chance de conter cafeína em sua composição.

Portanto, há grandes chances de você ser um usuário de drogas!

Não significa que você seja um dependente químico! E é sobre este assunto que vou falar em seguida. Continue comigo!

Dependência química, uma doença tratável

Como vimos anteriormente, se não usamos diariamente, pelo menos em algum momento de nossas vidas fizemos uso de alguma substância química que causa mudanças em nosso organismo, ou seja, droga. Seja ela presente em alguma planta, medicamento ou bebida.

O uso destas substância é considerado normal e até necessário em alguns casos.

O problema é quando seu consumo foge da normalidade e se torna excessivo causando aí a dependência química.

A dependência química é considerada pela medicina uma doença e, como toda doença, requer tratamento especializado.

A dependência química é uma doença complexa que afeta não só o físico, mas também o psicológico do paciente, neste caso, um hospital comum não seria suficiente para um tratamento eficaz.

Por isso existe a clínica de reabilitação para usuários de drogas.

Com o intuito de livrar o paciente da dependência química e reintegrá-lo à sociedade, a Clínica de Recuperação em São Paulo possui mais de 10 anos de atuação ajudando pacientes e familiares a terem uma vida melhor, livre do mal que as drogas causam.

Entre em contato conosco, agende uma visita e venha nos conhecer pessoalmente. A clínica de reabilitação para usuários de drogas, Clínica de Recuperação em São Paulo, está de portas abertas para te receber e ajudar na luta contra a dependência química.!

Tags :
Informações

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pesquisar

Contato